Empty blog is empty

Bem, minha cruzada em prol de montar um site parece estar próxima do fim.


No princípio, eu tinha informações espalhadas por aí, redundantes ou fantasmas. Imagens no deviantArt (o principal portal de artistas gráficos), outras pingadas no Picasa e Flickr, vídeos no Youtube e Vimeo, perfis em sites que nem uso...
Enfim, eu precisava centralizar tudo isso num lugar só. Como minha conta principal de email é do GMail, nada mais natural que tentar centralizar as coisas no Google.

Assim, comecei a usar o meu perfil do Google Profiles como central de informações e contatos.
Entretanto, aquele espaço parece não estar evoluindo muito. Não permite uma edição mais flexível do conteúdo e, principalmente, fica mostrando o Buzz como página principal, sem permitir ocultar essas informações! Imaginem pra quem usa o Buzz para lazer e o Profile para trabalho! Ridículo!

Minha iniciativa para migrar o conteúdo para outro lugar pegou carona com a iniciativa da minha noiva em registrar um domínio profissional pra ela.

Junto do meu registro de domínio fiz uma reforma geral. Limpei da lista sites que não uso, deixando só os principais. Usando uma só conta Google posso ter vídeo (YouTube) e imagens (Picasa). E com um site usando "embutidos" (embeds) posso puxar as coisas de lá, sem ter que duplicar dados ou alterá-los várias vezes a cada atualização. O deviantArt que fique lá, Flickr que encha de pó, Vimeo até mais ver. São bonitinhos, mas tavam dando trabalho.

Foi ver qual era do Google Sites, pra minha decepção: aquilo lá tá capenga! Alteraram o sistema para ser apenas uma ferramenta de criação de páginas, sem permitir upload de arquivos, acesso total aos fontes e mal suportando scripts! Minha maior frustração foi com a barra lateral que, apesar de teoricamente aceitar gadgets, não aceita os próprios da Google - Friend Connect ou Buzz.

Lembrei da minha conta do Wordpress.com. É fantástico, mas para mapear meu site pra lá só pagando.

Para a minha surpresa, quem salvou a pátria? Cá estamos no Blogger (Blogspot...?).
O sistema de criação é bem parecido com o do Google Sites (ou o contrário?), mas os gadgets parecem mais funcionais e a edição de cada "pedaço" do site pode ser feito direto do site principal (clicando num ícone). Bem prático! E ainda, é claro, com um blog, se precisar. =P

Espero que cole!

Atualização: blog.phoinx.info (ou phoinx.blogspot.com) é um blog, um journal, um "diário" - para assuntos diversos. Meu site (www.phoinx.info) ficou reservado para portfolio, reels e outros trabalhos.

No comments:

Post a Comment