11s Club - Maio 2012

A produção intera levou cerca de 5 dias. Comecei com o estudo do áudio, depois a concepção do "roteiro" (o brainstorm de idéias), rascunhos de personagens, expressões e storyboards (com as principais poses). Então, passei para a pesquisa de rigs (e, apesar da popularidade crescente do Blender, ainda é difícil encontrar um simples e completo).

Para essa animação, usei o rig Norman feito pelo Pascal Gabus "kiopaa" (o rig Norman feito pelo Ivo Grigull não é atualizado há tempos, e apresenta vários bugs na hora de renderizar). O rig é excelente! Muito completo e relativamente fácil de usar, embora possua muitos controles por sliders (com valores numéricos).

Só então é que passei pra animação, que durou 2 dias. Comecei fazendo uns animatics dentro do Blender mesmo, com o Grease Pencil. Ajudou muito e foi bem prático vê-lo direto na 3DView.

O tempo não me permitiu fazer passadas para refinar a animação. Estava planejando fazer uma passada para cada princípio de animação, adicionando e corrigindo parte por parte.
Inicialmente eram 2 personagens, mas com o tempo se esgotando e como já havia pensado na idéia do urso anteriormente, resolvi simplificar e entregar assim mesmo.

Segue o resultado:



Link para o vídeo no site: http://www.11secondclub.com/competitions/may12/entry/v3sG9t


Avaliação

A mudança de planos (os cortes, mudança de câmera) foi o mais comentado. A idéia era bombardear o espectador com imagens, para dar a sensação da poluição do diálogo, da velocidade vertiginosa da discussão. Talvez ainda seja um recurso usável, mas precisaria trabalhá-lo melhor (talvez menos cortes, talvez permanecendo mais tempo em cada plano).

Achei que os cortes também impediram de se ver as mudanças de poses do personagem falando. Parece que os cortes foram propositais para não animá-lo, mas não foram. Animei tudo e o movimento de câmera foi uma das últimas coisas que fiz.

O lipsync foi complicado de fazer. O controle dos lábios é manual, tive que improvisar e acertar uma configuração dos sliders para aproximar a forma da boca para cada fonema. Talvez se pudesse criar um preset de valores para os sliders e controlá-los com drivers e um bone.


Muita coisa precisaria ser melhorada aqui - coisas que eu mesmo vejo. Porém, seguindo a dica do Andrew Price: o prazo terminou, então talvez seja melhor parar por aqui e começar outra coisa.

No comments:

Post a Comment