11s Club - Junho 2012

Minha participação no 11sClub de junho foi feita em 3 dias - os últimos, como sempre... (O prazo aperta e fazer correções se torna complicado. É uma péssima idéia tomar a data da entrega como deadline. O ideal seria começar o trabalho cedo e terminar com dias de folga...)

No primeiro dia, storyboard e setup da cena (cenário, personagem, iluminação, câmera). O storyboard saiu muito rápido - acho que o áudio, que é bem expressivo, facilitou a criação das poses.


O segundo dia foi gasto todo com lipsync (além de umas correções no rig - "Norman", do kiopaa). Experimentei fazer o lipsync primeiro, pois acho que é uma parte que acaba recebendo pouco atenção e que, deixando para o final, acaba sendo mal-feita. Um lipsync mal-feito chama muito a atenção e destrói a credibilidade da animação. Além disso, pude aproveitar que o personagem estava parado.



Só depois de acertar os movimentos da boca razoavelmente é que passei pra montagem das poses. Tentei focar nas expressões faciais, enquadrando apenas o tronco.

Resultado:




Avaliação:
- A "quebrada" do braço (antes de "2 men enter") ficou muito estranha. O principal defeito é que só o braço vira, sem mover ombro ou tronco.
- No "it happens HERE", o braço direito está muito para trás, deixando a pose estranha (pensei no posicionamento das mãos, mas descuidei dos braços).
- Nessa mesma parte, quando as mãos gesticulam, seria melhor que os dedos estivessem esticados ("here!", "aqui!").
- Mostrar o trabalho para outra pessoa, com o olhar não "viciado", é sempre bom. Só assim percebi como os movimentos estavam "aos trancos", bruscos. É preciso ease in/out !
- A iluminação também não está muito boa (está exatamente acima do personagem) e o Cycles tornou visível defeitos da malha do personagem.

Fiz uma nova versão com algumas alterações:


Além disso, primeira versão usei Cycles e uma luz Spot (que não funciona no release atual do Blender, usei uma Daily Build). Porém, não consegui o efeito de luz volumétrica com Cycles, e decidi não perder tempo com isso. Para agilizar o render e fazer o halo da Spot, renderizei essa nova versão com o renderizador interno. Entretanto, vendo agora, lado a lado, a iluminação parece menos interessante...

No comments:

Post a Comment